Aldeias do Xisto e AICEP assinam protocolo para a internacionalização

O protocolo vai ser celebrado no próximo dia 23 de Junho, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão. Em Setembro, já ao abrigo deste protocolo, as Aldeias do Xisto vão estar presentes no stand de Portugal, na conceituada feira de design Tent London.

Internacionalizar a marca Portugal através da qualificação da percepção de valor atribuída às suas marcas territoriais, particularmente as do interior do país é o principal objectivo do protocolo que vai ser assinado entre a AICEP- Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal, e a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A ADXTUR vê nesta parceria com a AICEP “uma forma de qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no interior do país e da afirmação de uma identidade eminentemente rural, sectores em que a marca Aldeias do Xisto é já uma referência a nível nacional”. Segundo Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR, trata-se de “explorar e implementar novos mecanismos de apoio à atracção e fixação de estrangeiros através de projectos em áreas técnicas, científicas, culturais e artísticas.

Como acções concretas previstas no protocolo, destacam-se a participação conjunta em acções no estrangeiro com projectos nas áreas da cultura, natureza, craft e design, em certames internacionais com elevado impacto potencial no desenvolvimento e na comercialização de bens e serviços produzidos no interior de Portugal, e ainda a colaboração e participação nas acções de captação de investimento em mercados de interesse comum e previamente identificados.

A primeira acção será a participação, em Setembro, no stand com que Portugal se fará representar na Tent London – Feira de Design de Londres, onde as Aldeias do Xisto estarão ao lado de mais de duas dezenas de empresas e criadores nacionais.