Aldeias Históricas de Portugal e reforçam produto com as Termas do Centro

A oferta das Aldeias Históricas de Portugal vai ser reforçada com o produto Termas do Centro através do desenho de short-breaks de dois dias que combinam experiências culturais e saúde e bem-estar.

Este programa, que foi lançado durante a BTL, oferece uma série de roteiros por algumas aldeias históricas, onde se podem também encontrar estâncias termais, numa programação que inclui ainda turismo de natureza, percursos ciclo-turísticos, bem como visitas a diversos pontos do património.

Dalila Dias, coordenadora das Aldeias Históricas de Portugal, referiu ao turisver.com que “identificámos que era muito pouco, para determinados operadores turísticos, apenas a vertente cultural, e tivemos a necessidade de diversificar a nossa oferta, agregando outros recursos existentes no território. É nesta lógica que se insere este programa com as estâncias termais, nume primeira fase, de short-breaks de dois dias, mas que pensamos que no futuro possa vir a evoluir porque há espaço e margem para isso”.

A responsável realçou que “ há um interesse cada vez mais crescente e não podemos deixar fugir essa tendência da procura”. Nessa perspectiva, “vamos trabalhar para diversificar mais o número de dias desses short-breaks, e até programas de uma semana ou 15 dias, como já nos têm solicitado”.

Este programa é lançado apenas para o mercado nacional e de proximidade, mas segundo Dalila Dias, “vamos ver como é que este processo se comporta, sabendo que temos que fazer um trabalho intensivo com as comunidades e agentes locais, para perceberem como é que podemos evoluir juntos”.

No futuro, pretende-se evoluir para o mercado dos Estados Unidos da América, um mercado de luxo, que já tem demonstrado algum interesse para este tipo de produto. “É aí que temos de estar”, considerou a coordenadora das Aldeias Históricas de Portugal.

A marca Termas do Centro abrange 22 estâncias termais da região centro e tem como objectivo reforçar a competitividade turística dessas estâncias através de ma lógica de trabalho em rede, organizado e de qualidade e com produtos adaptados a diferentes targets e que abranjam as temáticas saúde e bem-estar, natureza, património e gastronomia.

As Aldeias Históricas de Portugal é uma associação de desenvolvimento turístico que tem como objectivo promover o desenvolvimento turístico da rede, da qual faz parte Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Numa programação onde se inclui turismo de natureza, percursos ciclo-turísticos mas também a visita a diversos pontos do património, esta parceria junta agora as termas como uma nova experiência nesse portefólio.