Algarve adere ao projecto “Atlantic On Bike”

Visando desenvolver a sustentabilidade turística do destino baseada na rota ciclável transnacional EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica, o Algarve acaba de formalizar a adesão ao projecto “Atlantic On Bike – Um destino de cicloturismo ímpar para um crescimento sustentável”.

Seguindo a fronteira ocidental da Europa, a rota EuroVelo 1 combina ao longo de mais de 9100 quilómetros os fiordes da Noruega, a costa selvagem da Irlanda e as praias de Portugal, cruzando o Algarve num percurso de mais de 200 quilómetros de extensão designado por Ecovia do Litoral.

No sítio da Internet euroveloportugal.com/pt é disponibilizada toda a informação sobre a rota EuroVelo 1 em Portugal, dividida em secções, com a descrição da rota, informações sobre transporte público, sinalização, código da estrada, percursos GPS e aluguer de bicicletas. Ao todo são 18 as secções nacionais, das quais cinco atravessam o Algarve, incluindo a Ecovia do Litoral Sudoeste, mais recente, com início em Sagres.

O projecto “Atlantic On Bike” é liderado pelo departamento francês dos Pirenéus Atlânticos e envolve um total de 18 parceiros de sete países, incluindo a Comunidade intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Região de Turismo do Algarve, que assumirá sobretudo as acções de comunicação e de promoção. Os dois parceiros portugueses vão gerir um orçamento total de 350 mil euros ao longo de 36 meses.

A rede EuroVelo compreende actualmente 15 rotas cicláveis de longa distância que unem todo o continente europeu, podendo ser utilizadas tanto por cicloturistas durante as férias como por residentes nas suas deslocações diárias. Estima-se que até 2020 a rede esteja completa.