Algarve: Ocupação e volume de negócios sobem a dois dígitos em Dezembro

De acordo com os dados preliminares divulgados esta quarta-feira pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, tanto a taxa de ocupação média como o volume de negócios apresentaram, no mês de Dezembro, aumentos homólogos de dois dígitos.

No último mês de 2015, a taxa de ocupação global média por quarto das unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos do Algarve foi de 32,3%, revelando um aumento de 11,1% face ao registado em Dezembro de 2014.

O volume de negócios aumentou acima do verificado na ocupação, tendo registado uma subida de 13,7% em termos homólogos.

Em relação à proveniência dos turistas, as maiores subidas registadas foram protagonizadas pelos mercados espanhol, com + 26,5%, holandês (+24,4%) e alemão (+18,9%).

Por zonas geográficas os maiores aumentos homólogos foram registadas em Faro / Olhão (+28,2%), Carvoeiro / Armação de Pera (24,7%) e Monte Gordo / Vila Real de Santo António (+18,9%). Bastante abaixo em termos de subidas homólogas ficou a principal zona turística algarvia, Albufeira, que registou um aumento de 6% face a Dezembro de 2014.

Por categoria de alojamento, as subidas foram comandadas pelos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas com um aumento de 16,8% em termos homólogos, seguindo-se, a grande distância, os hotéis e aparthotéis de 3 estrelas, com +9%.