Algarve e Porto e Norte juntos na FITUR

O Porto e Norte de Portugal e o Algarve vão-se unir na promoção dos seus territórios, na FITUR, de 18 a 22 de Janeiro, em Madrid, sendo a primeira vez que as Entidades de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Região de Turismo do Algarve se juntam num mesmo espaço, com um programa de animação.

O reconhecimento da importância do mercado espanhol para os resultados turísticos das duas regiões e a convicção que juntas têm mais força para cativar os visitantes, contrariando a sazonalidade e aumentando os proveitos, são os principais motivos inerentes a esta decisão. O stand, com 150m², vai tomar lugar no pavilhão 4E01, onde irão promover os seus produtos, de modo a potenciar os seus negócios, profissionais do sector, operadores turísticos, entidades e projectos.

Associar gastronomia e vinhos, sol, mar e natureza ao turismo de compras, uma das opções cada vez mais relevante nas intenções de visitação do mercado espanhol, é o cerne do programa de animação proposto, com três showcookings diários orientados pelo chef Marco Gomes, com produtos do Porto e Norte, e pelos chefs Margarida Vergues e Frederico Lopes, com produtos do Algarve, harmonizados com os vinhos das respectivas regiões.

Para Desidério Silva, presidente da RTA, “o Algarve e o Porto e Norte são duas regiões que se complementam na oferta de produtos de referência em Portugal”, devido “às ofertas diversificadas e de qualidade que fazem parte das [suas] prioridades”. Assim, “esta parceria permite dar a conhecer o melhor do país em termos de oferta turística num mercado de proximidade”.

Melchior Moreira, presidente da TPNP, entende que a presença das duas regiões “é um reforço extraordinário da promoção da marca Portugal”, sendo que “sublinha a complementaridade de duas regiões que são hoje, assumidamente, os destinos de férias de eleição em Portugal”. “Estou certo que esta acção conjunta representará um valor acrescido na promoção da marca Portugal e uma estratégia excelente para o combate à sazonalidade nos nossos destinos”, remata.