Almada candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2018

A candidatura de Almada foi publicamente apresentada esta sexta-feira, após o período de avaliação, que decorreu nos últimos dias, por parte do ACES Europe.

Na apresentação, o presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, assegurou que o município estará “sempre comprometido com a promoção do desporto para todos” e que “Almada será sempre cidade do desporto para todos, com ética, com ou sem cidade europeia do desporto”.

Almada é, assim, a segunda cidade portuguesa candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2018, concorrendo com Braga. Na conferência de imprensa realizada no Pavilhão dos Desportos Cidade de Almada, o presidente do ACES Europe, Francesco Lupatelli, reconheceu que ambas as cidades portuguesas mereciam a distinção mas lembrou que, no próximo dia 30 de Janeiro de 2017, só uma sairá vencedora.

Na altura, além da apresentação pública da candidatura e do trabalho já realizado na preparação da candidatura, foi exibido um filme realizado durante a visita da comissão de avaliação, que procurou evidenciar a preocupação da autarquia com a promoção e a acessibilidade de todos os munícipes à prática desportiva.

Recorde-se que Lisboa está também já a preparar a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2021.