Amadeus: 20 anos em Portugal

Hoje, a Amadeus fornece serviços a mais de 200 agências de viagens em Portugal, que constituem cerca de 600 estabelecimentos e plataformas online.

Foi há precisamente 20 anos, em Maio de 1998, que a Amadeus expandiu a sua marca para Portugal, enquanto parte da filial espanhola, embora a sua tecnologia já estivesse presente desde 1992 no mercado português.

Duas décadas depois, o peso da Amadeus no mercado português é maior e a sua posição tem vindo a consolidar-se e actualmente fornece serviços a centenas de clientes que agrupam 600 escritórios de agências de viagens e plataformas online.

Carla Bernardes foi a primeira colaboradora a entrar para a Amadeus, em 1998 e ainda lá continua, juntamente com mais 19 funcionários. Dado curioso é recordar que a primeira companhia que contratou o Amadeus Altea em Portugal foi a SATA Air Açores e que há quase seis anos, em Outubro de 2012, a Amadeus lança uma revista corporativa no mercado português. O ano passado deixou também a sua marca com a estreia do Amadeus Technology Forum em Lisboa.

Actualmente, a Amadeus providencia às agências de viagens conteúdos de mais de 709 companhias aéreas (incluindo 70 low cost), 43 empresas de aluguer de automóveis (com um total de mais de 36.000 escritórios), 50 linhas de cruzeiro, o inventário mais de 389.000 hotéis, 233 operadores turísticos, 90 operadores ferroviários e 16 empresas de seguro de viagem com uma ampla gama de filiais nacionais. Amadeus também é um parceiro tecnológico de 125 companhias aéreas às quais fornece tecnologia de gestão de stock.

Para o responsável comercial da Amadeus em Portugal, Claudio Santos, “Amadeus tem sido um dos agentes mais dinâmicos de mudança na indústria do turismo e viagens em Portugal nos últimos anos, mas queremos estender a nossa tecnologia ao máximo de modo a trabalhar com a totalidade das empresas do sector em que operamos. No caso das agências de viagens, por exemplo, o nosso objectivo é aumentar a presença de nossas ferramentas de modo a contribuir para o aumento da sua eficiência e produtividade”.