Amadeus alerta o trade: Viajantes do futuro é já hoje

“O crescimento da indústria da viagem terá de ser feito de forma social, ambiental, economicamente sustentável e responsável”. É desta forma que a Amadeus Portugal alerta o trade para as viagens do futuro, durante a primeira edição do Amadeus Technology Innovation Forum Lisboa (ATIFL), que decorreu no Centro Cultural de Belém.

Na sessão, Miguel Ángel Puertas, director-geral da Amadeus Portugal fez a abertura do evento. O mote da sua intervenção foi o tema “O futuro define-se no presente”.

Num mercado cada vez mais competitivo, a indústria de viagens terá que encontrar o seu próprio caminho através da inovação e da constante adaptação às mudanças que estão a ocorrer. “Coisas que hoje são novidades, num curto espaço de tempo tornam-se hábitos diários e é de isso que estamos a falar hoje aqui”, resumiu o responsável.

Miguel Ángel Puertas traçou o perfil do viajante presente, ou seja, os millennials (nascidos entre 1980 e 1995) versus a Geração Z (nascidos depois de 1995), hoje a grande parcela dos turistas que procuram o mundo inteiro, Conforme disse, é preciso ter atenção a estes últimos porque representam 25% da população, despendem mais de 44 milhões por ano, valor que será o quadruplo dentro de quatro anos. Definem-se como nativos digitais, realistas, preferem os emojis para comunicar), estão focados no futuro, usam preferencialmente as redes sociais, mas não partilham tudo, preocupam-se menos com o salário, preferem um trabalho mais flexível que lhes permita ter tempo para viajar e, quando viajam, querem dar o seu contributo para a comunidade local.

Foi em torno destes temas que decorreu este primeiro fórum, onde estiveram presentes diversos profissionais do sector nas áreas das viagens, e aviação.
De acordo com Miguel Angel Puertas, para a indústria de viagens lidar com este novos viajantes, é necessário que as empresas de turismo se adaptem ao mundo das novas tecnologias, recorram ao uso de diversas redes sociais, primam pela transparência e promovam um turismo mais sustentável e voluntário.

Este evento contou ainda com a presença de Kristyna Trnkova, competitive intelligence senior analyst Amadeus IT Group, Vanita Mahbubani, innovation strategy & ecosystems manager Amadeus IT Group e Jorge Sequeira, professor e orador motivacional.

As novas tecnologias que a Amadeus oferece ao mercado foi outra questão abordada na sessão, que permitiu aos clientes conhecerem os vários factores que podem concorrem para o sucesso das suas empresas tais como criatividade e inovação, e que passam por questões como actualizado, rigor, autonomia, ousadia, experimentação, ambição e luta.