Amadeus investe em start-up que bloqueia valor da passagem aérea

A Amadeus Ventures investe na start-up FLYR, que criou o FareKeep, uma solução tecnológica que bloqueia o valor da passagem aérea para compra futura. A Logitravel foi uma das primeiras a adoptar esta tecnologia, tendo implementado o FareKeep na sua plataforma de Espanha e Portugal.

Quando os viajantes procuram tarifas por meio de agências de viagens on-line, sites de pesquisa ou companhias aéreas, o FareKeep permite garantir a tarifa e evitar que ela suba, em troca de uma pequena comissão. Por meio de mecanismos de aprendizagem automática e algoritmos inspirados no sector financeiro, a FLYR ajuda a calcular essas comissões com base na probabilidade da variação do preço.

A FLYR comprovou que a cada 100 tarifas encontradas, 30% acabam por ser reservadas. Tal permite aos distribuidores de viagens e às companhias aéreas aumentar a receita e reduzir o custo, de modo a atrair novos clientes. Quando um cliente bloqueia o preço da passagem, a agência de viagens pode estabelecer uma relação contínua e personalizada, dessa forma aumentando as possibilidades da reserva ser realizada, o que aumenta potencialmente as vendas dessas companhia aéreas sem impacto no seu inventário.

O primeiro investimento da Amadeus na FLYR ocorreu em Abril de 2016. Desde então, as empresas têm colaborado de modo a desenvolver um serviço que melhor se adapte aos clientes. Graças a este acordo, a start-up poderá também trabalhar no desenvolvimento de dois novos produtos. O primeiro é uma solução de pagamento que permitirá aos agentes ou fornecedores de viagens oferecer a opção de pagamento a prazo por uma passagem aérea ou quarto de hotel. O segundo é uma garantia de preço após a reserva, pela qual a companhia aérea se compromete a reembolsar a diferença ao viajante, se a tarifa reduzir após a realização da compra.

Fernando Cuesta, director-geral da Amadeus Espanha, considera o FareKeep “uma óptima notícia para os viajantes”, sendo que este investimento “ilustra o nosso compromisso com os projectos mais inovadores dentro do ecossistema dar start-ups e a nossa relação de colaboração com as agências de viagens”.