Amadeus mantém “forte desempenho” financeiro

Até final de Setembro, a Amadeus manteve “um forte desempenho financeiro”, com aumentos de dois dígitos na receita e no EBITDA que dão confiança ao seu presidente e CEO para o último trimestre do ano.

De Janeiro a Setembro, a Amadeus IT Holding S.A apresentou um lucro ajustado 21.3% acima do verificado no mesmo período do ano passado, alcançando os 738.1 milhões de euros. De acordo com a holding, este crescimento foi impulsionado pelo aumento das receitas, que subiram 14,2%, para 3,386.5 milhões de euros, com o EBITDA a crescer 16.4% em termos homólogos, atingindo os 1,332.1 milhões. O free cash flow aumentou 18,2% nos primeiros nove meses do ano, com o rácio da dívida a 1.21x EBITDA.

No negócio de distribuição, o número total de reservas aéreas através de agências de viagens aumentou 5,2% para 409.8 milhões, enquanto no negócio das Soluções Tecnológicas, impulsionado pela aquisição da Navitaire, o volume de passageiros embarcados aumentou 82,9%, para 1,028.5 milhões. A Amadeus avança ainda que “excluindo a Navitaire, o volume de passageiro embarcado Altéa aumentou 12,1%”

“O nosso forte desempenho financeiro é o resultado do crescimento nos nossos principais negócios e da contribuição das aquisições do ano passado, incluindo a Navitaire”, comentou Luis Maroto, presidente e CEO da Amadeus, destacando que o negócio de distribuição da Amadeus “continua a crescer mais rápido do que a indústria e a sua posição competitiva mais uma vez aumentou, em 43,1%”.

O responsável fez notar que também o negócio de tecnologias para companhias aéreas (Airline IT) “teve um forte crescimento nos primeiros nove meses de 2016, apoiado por upselling e cross-selling, bem como um crescimento orgânico”.

Continuamos a fazer progressos nos nossos novos negócios, concluímos, com sucesso, a implementação das soluções Amadeus Airport Sequence Manager e A-CDM Portal nos Aeroportos de Copenhaga. Estamos também a progredir na execução da nossa estratégia de Hotelaria (Hospitality IT), integrando Itesso e Hotel SystemsPro e trabalhando com a InterContinental Hotels Group no desenvolvimento de última geração de um Sistema de Reservas de Convidados (Guest Reservation System ) para a indústria hoteleira”, sublinhou ainda Luis Maroto que confessou a sua expectativa positiva para os meses de Outubro a Dezembro: “Estamos confiantes de que a Amadeus se vai manter forte no último trimestre deste ano”, afirmou.