Amadeus Ventures investe em GPS para espaços interiores

A Situm surge como um “GPS para interiores”, funcionando como um assistente de navegação pessoal, disponível para dispositivos móveis como smartphones e tablets. A Amadeus Ventures investiu nesta tecnologia, a par com a Unirisco e Xesgalicia, de modo a “melhorar as operações e performance em todas as partes do sector das viagens”.

Katherine Grass, responsável pela Amadeus Innovation and Ventures, adianta que “estamos focados em desenvolver novas maneiras de aliviar tensões que existem para todos nós quando viajamos”, para acrescentar que “a Situm oferece uma poderosa solução e estamos ansiosos para tê-la no nosso portefólio de investimentos e por trabalhar em conjunto de modo a resolver alguns destes desafios”. A Situm é a última adição ao portefólio de investimento da Amadeus Ventures, o braço de empreendimento corporativo do Grupo Amadeus, que vem investindo em startups, com ligações entre as viagens e a tecnologia, desde 2014.

Até agora a navegação interna em edifícios estava limitada à sinalização, indicações ou mapas de grande formato. A Situm, tecnologia desenvolvida pela startup espanhola do mesmo nome, pretende facilitar a navegação em espaços fechados de grandes dimensões, como aeroportos, centros de conferências e estações de comboio. A ferramenta providencia posicionamento interno, tracking e serviços de navegação para diferentes tipos de utilização. Pode ajudar o utilizador a chegar à porta de embarque a tempo, a encontrar atempadamente determinada sessão de painel ou a localizar segurança em casos de emergência.

A tecnologia Situm garante uma elevada precisão de localização, até um metro. O sistema de posicionamento interno da Situm, IPS, faz uso de um algoritmo único, capaz de utilizar todos os sensores disponíveis de um smartphones em conjunto. O sistema GPS, regra geral, não funciona em espaços fechados, pois as microondas que utiliza para identificar localizações são inibidas por telhados, paredes e outros objectos. Para quem gere aeroportos, estações de comboio ou hotéis, a Situm permite ver em tempo-real os movimentos da sua equipa, permitindo realocar recursos de modo a diminuir o tráfego e a melhorar a segurança.