Ananás vai ter centro interpretativo em São Miguel este ano

Conhecer a história do ananás, cultura tradicional da ilha de São Miguel (Açores), iniciada no século XIX, vai ser possível no centro interpretativo a inaugurar este ano.

Tudo indica que lá para Junho teremos a obra, com tudo operacional para se poder trabalhar”, afirmou o presidente da Casa do Povo da Fajã de Baixo, José Dinis Carvalho, em declarações à Lusa.

O centro interpretativo do ananás está há vários anos para ser concluído, mas a obra de remodelação de uma antiga escola primária no centro da freguesia urbana do concelho de Ponta Delgada tem passado por vários constrangimentos.

O objectivo é criar um pólo de interesse, atraindo turistas ao centro da freguesia, antes de visitarem as estufas de vidro, onde são produzidos os ananases.

A cultura do ananás nos Açores existe há cerca de 140 anos e o centro pretende contextualizar e explicar aos visitantes a produção do denominado ‘fruto rei’, através de fotos e alguns objectos utilizados no cultivo. O novo espaço vai dispor de salas para exposições permanentes e temporárias, biblioteca/centro de documentação e uma loja, para venda de produtos resultantes ou ligados ao ananás.