Ano Internacional do Turismo Sustentável começou oficialmente

O rei de Espanha presidiu esta quarta-feira o acto oficial que marcou o lançamento do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, organizado pela OMT, num encontro em Madrid que reuniu os ministros de turismo de todo o mundo.

Durante a sessão foi enfatizado o imenso potencial do turismo para o desenvolvimento dos países e um marco nos objectivos de desenvolvimento sustentável, bem como a necessidade de continuar a avançar rumo a um sector mais sustentável, em benefício das comunidades locais e da preservação dos valores culturais e naturais.

O secretário-geral da OMT sublinhou o crescimento continuado do turismo desde o início da crise – em 2016, mais de 1.200 milhões de pessoas viajaram pelo mundo e outras 6.000 milhões realizaram viagens domésticas, apelando, no entanto, para a necessidade de se construir um turismo mais sustentável em todas as suas dimensões.
“Quanto mais o sector cresce mais aumenta a responsabilidade rumo a uma maior sustentabilidade, equidade, inclusão e paz nas nossas sociedades”, disse Taleb Rifai.

Refira-se que o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, que será celebrado no decorrer de 2017, foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Dezembro de 2015.