Ano Internacional do Turismo Sustentável inaugura-se na Fitur

A OMT escolheu a Fitur em Madrid para inaugurar, a 18 de Janeiro, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, declarado pelas Nações Unidas.

Esta celebração, a decorrer durante todo o ano de 2017, visa sensibilizar os responsáveis a tomar decisões, e a sociedade em geral a contribuir para um turismo sustentável, mobilizando todos os grupos de interesse a trabalhar juntos para fazer do turismo um catalisador de mudança positiva.

No contexto da Agenda 2030, cujo alcance é universal, o Ano Internacional de Turismo Sustentável para o Desenvolvimento deverá fomentar uma mudança de políticas, práticas de empresas e o comportamento dos consumidores para promover um sector turístico mais sustentável.

A OMT, organismo das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo, foi eleita para organizar e celebrar este Ano Internacional, em colaboração com os governos, com outras organizações internacionais e regionais, bem como com todos os demais interessados relevantes.

As celebrações apostam em cinco factores chave: Crescimento económico incluso e sustentável; Inclusão social, emprego e redução da pobreza; Uso eficiente dos recursos, protecção ambiental e mudança climática; Valores culturais, diversidade e património; Compreensão mútua, paz e segurança.