ANT faz balanço positivo de dois anos após criação

A Associação Nacional do Turismo (ANT), que reuniu em Assembleia Geral esta terça-feira no Funchal, faz balanço positivo das actividades que desenvolveu nestes dois anos após a sua criação.

Destaques para a intervenção activa da ANT em diversos projectos, nomeadamente, a sua integração, enquanto sócio fundador da Associação do Turismo Militar Português, a estruturação do alojamento local nacional (parceria com AHRESP e com Turismo de Portugal), e a activação de uma parceria com o INE – que possibilita uma colaboração entre as diversas entidades para que se obtenha informação estatística cada vez mais fidedigna e regular, relativamente ao sector turístico.

Acresce o diálogo frequente junto do Governo, no sentido de discutir e apresentar soluções para algumas questões mais prementes do sector, nomeadamente, o Orçamento de Estado (bem como, as suas implicações no Orçamento das entidades públicas e privadas), a revisão e/ou substituição do PENT – Plano Estratégico Nacional de Turismo, o reforço das competências das Entidades Regionais Turismo, bem como o modelo de promoção turística externa, cuja revisão é apontada como sendo urgente.

Na agenda da Assembleia Geral constava a apresentação e apreciação do relatório de actividades e contas 2015, bem como, a marcação da Assembleia Geral Eleitoral.

A ANT conta actualmente com 21 associados, instituições de relevante interesse nacional, de diferentes quadrantes, e cuja actividade é de relevante impacto regional, nacional e internacional.

A comitiva da ANT foi também recebida oficialmente pelo Presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, onde foi possível a apresentação institucional da sua missão e objectivos estratégicos, bem como, uma análise das perspectivas actuais e futuras do turismo na Madeira.