Antigo Hotel Silva é agora Des Arts – Hostel & Suites

O antigo Hotel Silva, localizado no centro de Amarante, renasce com um novo conceito que presta homenagem aos turistas portugueses que marcaram a história da cidade, o Des Arts – Hostel & Suites.

Francisca Fonseca, descendente do escritor amarantino Teixeira de Pascoaes, juntamente com o seu marido Roberto Feitosa, recuperou o histórico Hotel Silva, a primeira unidade hoteleira da região que desde sempre pertenceu à sua família. Com localização privilegiada e debruçado sobre o Rio Tâmega, o Des Arts – Hostel & Suites é marcado por uma ligação à arte e cultura.

Francisca Fonseca presta homenagem aos artistas de Amarante e a quem passava temporadas na Casa de Pascoaes, que também se mantém na família. Cada quarto tem o nome de um pintor ou escritor e conta com um pouco da sua história. A ligação à arte estende-se até ao jardim, desenhado com base num quadro de Amadeo de Souza-Cardoso, também natural de Amarante. Está, também, prevista uma programação cultural, aberta à cidade, com concertos, exposições, projecções de filmes.

O edifício foi totalmente renovado, apresentando um novo conceito que reúne 15 suites e nove camaratas, incluindo quatro camaratas premium de duas camas (beliche) e cinco camaratas que vão desde seis a 12 camas. A cozinha e sala de jantar são comunitárias, para que os hóspedes possam preparar as suas refeições. O bar, aberto ao público, foi decorado de forma a assemelhar uma sala de estar, com vista sobre o rio e natureza envolvente.

Na recuperação do edifício foram aproveitados elementos da sua história, como as madeiras e móveis, alguns convertidos em novas peças. A sustentabilidade é uma das preocupações do Des Arts, que procura um modelo com o mínimo consumo energético e impacto ambiental. Pretende também estabelecer uma ligação com a cidade e região onde se encontra. Os hóspedes poderão dispor do bicicletário (4€ por dia) e estão a ser criadas parcerias com operadores da região para promover visitas a quintas de vinho e incursões pela natureza.