António Costa na BTL para homenagear empresários do turismo

“Com esta visita a mais uma edição da BTL queria, em primeiro lugar, prestar uma homenagem a todos os empresários do sector do turismo que têm sido absolutamente essenciais para o grande crescimento que este sector tem tido”, afirmou o Primeiro-ministro, António Costa, na inauguração da BTL. Um agradecimento que estendeu “a todos os profissionais do sector” sem excepção.

A 30ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa que se iniciou esta quarta-feira na FIL foi inaugurada pelo Primeiro-ministro que fez questão de visitar três dos pavilhões da Feira. À margem da inauguração, em conferência de imprensa, António Costa deixou clara a importância do Turismo para a economia, a criação de emprego, a valorização da marca Portugal e a dinamização do interior.

Para António Costa “é muito importante continuar a valorizar o turismo como uma base económica fundamental do nosso país” uma vez que “é o turismo que ajuda a valorizar muito do nosso território, grande parte dos nossos produtos tradicionais”, “é um fortíssimo gerador de emprego”  e “tem dado uma contribuição importantíssima não só para o crescimento geral da nossa economia mas também para o crescimento geral das nossas exportações”.

Por outro lado, sublinhou, “o turismo ajuda a projectar a imagem internacional de Portugal” e  a “valorizar a marca Portugal”, além de contribuir para a geração de emprego e a dinamização de regiões do nosso país onde há menos actividade económica e onde o turismo tem sido um grande factor de desenvolvimento”.

Porque falava em regiões, o Primeiro-ministro deixou um apelo para que “visitemos e invistamos na Região Centro” que foi a mais massacrada pelos fogos do ano passado mas que é “um excelente destino turístico”. Visitar e investir na Região Centro, afirmou ainda António Costa “é uma forma de ajudarmos a dar nova vida e a vitalizar um território que foi massacrado pelas calamidades”.