AP Madeira e APAVT relançam programa Madeira Specialist

Programa de e-learning destinado a especializar agentes de viagens na comercialização da Madeira enquanto destino turístico, o Madeira Specialist resulta da parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e a APAVT e vai ser administrado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. O protocolo entre as três entidades foi assinado esta quinta-feira, 28 de Junho.

Madeira Specialist não é um programa novo, antes é a reedição, em moldes actuais, de uma iniciativa semelhante desenvolvida há cerca de uma década, como lembrou Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, na apresentação desta acção formativa, que decorreu esta quinta-feira no Mercado de Campo de Ourique, e que contou com a presença das três entidades envolvidas, responsáveis dos principais operadores turísticos portugueses e várias dezenas de agentes de viagens.

Para Roberto Santa Clara, director executivo da AP Madeira, este é um “projecto muito importante” que vem completar um conjunto de acções que esta entidade tem vindo a desenvolver junto do mercado nacional. É também o cumprimento da promessa feita há três anos, de “voltar a colocar a Madeira no mapa do mercado nacional”.

Recordou a propósito que há três anos, a situação do mercado nacional para a Madeira estava numa “situação preocupante” que levou a quem no início de 2016, em parceria com a APAVT, a AP Madeira lançasse o projecto Descubra a Madeira que considerou ter sido “uma aposta ganha”. Tanto assim que em a região recebeu 248 mil hóspedes nacionais e mais de 800 mil dormidas, frisou.

A plataforma de e-learning agora lançada está, assim, alinhada com a estratégia que tem vindo a ser definida desde 2016 pela AP Madeira e tem como objectivo dar aos agentes de viagens as ferramentas necessárias, ao nível do conhecimento, para que possam vender mais e melhor este destino turístico.

“Por ser no âmbito da formação, por dizer respeito ao destino turístico Madeira, e por representar uma excelente oportunidade de colaboração com a academia, desenvolvemos este projecto de alma e coração”, sublinhou o presidente da APAVT que se mostrou confiante nos resultados do programa: “Estou certo que através desta ferramenta, os agentes de viagens portugueses actualizarão os seus conhecimentos sobre a Madeira, facto que certamente contribuirá para o crescimento das vendas deste fantástico destino turístico”, afirmou.

Os conteúdos da plataforma Madeira Specialist dividem-se em 4 módulos, cada um deles correspondendo a um curso. No módulo principal, “Destino Madeira”, encontram-se informações gerais sobre o Arquipélago, com os restantes módulos a abordarem as áreas temáticas Mar, Natureza e Lifestyle. Existem ainda 5 especialidades que são módulos mais reduzidos e específicos que vão ao encontro de vários nichos de mercado: Percursos a Pé, Eventos, Floresta Laurissilva, Porto Santo e Golfe.

No final do curso, os formandos mais rápidos e com melhor aproveitamento irão receber prémios que vão desde produtos regionais a uma “viagem 5 estrelas” à Madeira e Porto Santo, para duas pessoas, durante 7 dias.

A ESHTE irá administrar o processo formativo do projecto, ficando com a responsabilidade de aferir o percurso formativo dos formandos, a sua avaliação e respectiva emissão e envio dos certificados de conclusão dos cursos.

*Leia mais sobre este programa na edição de Julho da revista Turisver.