APAVT e congéneres lusófonas assinaram acordo de cooperação

A assinatura do protocolo de cooperação com as congéneres de Angola e Cabo Verde teve lugar no encerramento do 43º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) que decorreu em Macau na passada semana.

A APAVT assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Agências e Operadores Turísticos de Angola (AAVOTA) e com a Associação de Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde (AAVT) que estiveram presentes no Congresso de Macau. O protocolo foi assinado pelas presidentes de ambas as associações, nomeadamente, Catarina Oliveira, presidente da associação angolana, e Maria Teresa Delgado Graça, que preside à congénere cabo-verdiana.

Como foi anunciado na oportunidade pela APAVT, o protocolo não se resumirá a estas associações, devendo em breve o mesmo ser assinado também com a Associação de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos de Moçambique (AVITUM) e a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Através deste protocolo, que marca o início de uma mais ampla colaboração entre as associações representativas dos agentes de viagens de países lusófonos “saberemos certamente definir uma agenda comum, interagir, criar acções conjuntas relativamente a esta mesma agenda”, sublinhou a APAVT na justificação do acordo.

Intercâmbio de informação e documentação, acordo em posições comuns, defesa do turismo e do sector das agências de viagens e cooperação técnica, são alguns dos objectivos do protocolo assinado.