APAVT e SET vão “trabalhar em conjunto”

Acautelar os interesses do sector na transposição da nova directiva europeia dos pacotes turísticos é o objectivo do trabalho conjunto que será realizado pela APAVT e pela Secretaria de Estado do Turismo. A decisão saiu da reunião entre uma delegação da APAVT e a secretária de Estado do Turismo onde foram abordados temas como a fiscalidade e os aeroportos.

Na primeira reunião formal entre a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e a secretária de Estado do Turismo, estiveram em cima da mesa “os principais desafios do sector e definição de uma estratégia e calendarização com vista à sua resolução”.

Um desses desafios é a transposição para Portugal da nova directiva europeia dos pacotes turísticos, que deverá ocorrer até ao final de 2017, um tema sobre o qual Ana Mendes Godinho e a APAVT “acordaram trabalhar em conjunto no sentido de acautelar os interesses do sector”. A nova directiva deverá ser tornada efectiva em Junho de 2018, através de um Decreto-Lei que assegure a melhor solução para o sector.

A fiscalidade aplicada ao sector das viagens foi outra das questões abordadas na reunião, tenso a secretária de Estado mostrado “total disponibilidade para iniciar uma análise aprofundada sobre as questões da fiscalidade, designadamente no que diz respeito às condições de concorrência interna e externa”.

Ana Mendes Godinho mostrou-se igualmente “bastante sensibilizada” com as questões relacionadas com o acesso aos aeroportos e com situações de concorrência desleal.

A propósito deste encontro, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, afirma que “tivemos uma reunião produtiva, onde progredimos, em clima de grande lealdade e franqueza, em direcção à resolução dos diversos dossiers”.