APAVT e Turismo do Centro vão lançar site com sugestões de visitas à região

Esta foi uma das ideias avançadas por Pedro Costa Ferreira na reunião realizada terça-feira entre a APAVT, a Turismo Centro de Portugal e o Governo que teve como objectivo a troca de opiniões sobre as ajudas possíveis à região afectada pelos incêndios.

Na reunião, realizada em Casal de São Simão, aldeia do concelho de Figueiró dos Vinhos, o presidente da APAVT avançou também com a ideia da organização de visitas à região. A realizar a partir de Setembro, e organizadas pela APAVT, estas visitas deverão incluir figuras públicas, jornalistas e agentes de viagens, nacionais e estrangeiros, numa iniciativa que durará até ao próximo Verão.

Quanto ao site, segundo Pedro Costa Ferreira, ele deverá ser criado em conjunto com a Turismo Centro de Portugal e apresentar sugestões de zonas da região que sejam mais atractivas para os visitantes.

“Reunimo-nos aqui para mostrarmos que o Centro de Portugal não ardeu e que esta é uma zona que os portugueses devem vir usufruir. Pretendemos com isto ajudar a aumentar a moral dos afectados e ajudar à recuperação. Visitar é ajudar”, considerou Pedro Costa Ferreira, frisando que “vamos trabalhar em equipa, com ideias simples e realizáveis, que estejam ao nosso alcance”.

Na reunião, a secretária de Estado do Turismo falou das medidas que vão ser postas em prática, como a linha de tesouraria a que as empresas de turismo da região podem recorrer, e a criação de zonas de protecção à volta das aldeias.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, afirmou que o primeiro passo na ajuda às localidades afectadas “foi termos dado um sinal de confiança. Viemos aos locais no tempo certo, com medidas concretas para as empresas de turismo”, exemplificando com o plano de acção apresentado aos empresários e o guia do Centro de Portugal que está a sair como suplemento da revista Visão, entre outras iniciativas.

Recorde-se que além desta reunião, que inclui também os presidentes das Câmaras de Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Castanheira de Pera, e o coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a APAVT realizou, no mesmo dia, uma reunião de direcção no Convento da Sertã.