APECATE realiza 5º Congresso em Évora

A APECATE – Associação de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, vai realizar o seu 5º Congresso nos dias 2 a 4 de Fevereiro, no Évora Hotel, na cidade de Évora.

O evento tem início pelas 14h30 de dia 2 de Fevereiro, com duas reuniões reservadas aos associados, uma dedicada à secção de animação turística, outra à secção de congressos e eventos, onde será apresentado o novo Centro de Congressos de Braga.

Uma hora depois, em sessão aberta, tem lugar uma apresentação dos Açores, região convidada deste congresso, com a sessão de abertura a estar marcada para as 17h30. António Marques Vidal, presidente da Direcção da APECATE, António Ceia da Silva, presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores e Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, serão os oradores.

“Cultura e Turismo – Problemas e Desafios” é o tema do primeiro painel, marcado para as 9h30 de dia 3 de Fevereiro, em que intervirão José Maria Lobo de Carvalho (Portugal Heritage) que falará sobre Contextualização do Turismo Cultural em Portugal; António Ceia da Silva que abordará a temática “Um destino de Touring Cultural e Paisagístico em afirmação”; Kareen El Beyrouty (Europe Economics) que fará uma apresentação sobre “O Impacto do Património no Consumo Turístico” e Filipe Macedo (Turismo dos Açores. Açores) que abordará “Um destino de Touring Paisagístico e, também, Cultural”

Ainda durante a manhã, o segundo painel abordará o tema “Ordenamento – um debate inadiável”, com intervenções de Vítor Costa (ATL), Alain Auton (European Federation of Nautical Tourism Destinations) e Sofia Castel-Branco (Instituto Conservação Natureza e Florestas).

O mesmo tema terá continuação à tarde, já numa vertente de usufruto do espaço público, com a participação de João Sousa Rego (Parques de Sintra – Monte da Lua) , José Guerreiro (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. Áreas Protegidas, Animação Turística e Ordenamento) e Hélder António Guerra de Sousa Silva (Câmara Municipal de Mafra).

“Internacionalização e desenvolvimento de negócio. Captação de eventos” é o tema que se segue, com intervenções de Manuel Macias, Sevilla Congress and Convention Bureau e Joaquim Pires do Turismo de Portugal.

No último dia de trabalhos, 4 de Fevereiro, estará em análise o tema “Certificação de competências – um novo paradigma para a formação”. As intervenções vão estar a cargo de Cláudia Monteiro de Aguiar (Parlamento Europeu), Hubert Dupuy (The Event Thinking School), Ana Paula Pais (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) e  Mário Moreira, Instituto Português do Desporto e da Juventude. Desporto e Animação Turística).

No último painel vai estar em análise o tema “Tecnologias na construção e gestão do produto”, através das intervenções de Hugo Silva (United Creative) e  Maria Costeira (JITT Travel).

A sessão de encerramento está marcada para as 12h45, com a participação o presidente da APECATE, António Marques Vidal, e do presidente da CTP, Francisco Calheiros.

A tarde de sábado fica reservada a uma actividade de animação cultural em Évora.