APHORT defende devolução do IVA às autarquias como alternativa à taxa turística

A APHORT defende que a devolução do IVA às autarquias deve ser vista como uma alternativa à taxa turística, no âmbito do acordo alcançado entre PS e PSD no que diz respeito à participação dos municípios na receita do IVA, em função do local de consumo.

A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo considera ser esta “uma solução mais justa e equitativa no que ao combate da pegada turística e à sustentabilidade dos municípios diz respeito”.

De Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT, “a nossa proposta defende que uma parcela da receita do IVA entregue ao Estado pelas empresas de cada concelho deve voltar a esse mesmo concelho para financiar as despesas de conservação e de modernização do espaço público”.

Assim, a Associação “vê a adopção desta medida como positiva”, uma vez que “ irá permitir um maior equilíbrio nas fontes de financiamento municipal, para além de assegurar um contributo igualitário de todos, residentes e não residentes, para a sustentabilidade de cada cidade”, realçou ainda Rodrigo Pinto Barros.