Apoio a novas rotas vai incluir cruzeiros

O fundo de captação de novas rotas (projecto Iniciative.pt) cuja vigência terminou a 31 de Dezembro de 2015, vai ser continuado e aprofundado. A garantia foi dada esta quinta-feira pela secretária de Estado do Turismo que avançou uma novidade: o alargamento do programa aos cruzeiros.

Já durante a sua visita ao Algarve, Ana Mendes Godinho, tinha garantido a continuação do Iniciative.pt e mesmo o seu aprofundamento, para que Portugal possa ser competitivo ao nível das acessibilidades aéreas. Esta quinta-feira, ao intervir no almoço mensal da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, a titular da pasta do turismo deixou claro que o Estado deve ter uma intervenção clara no sentido de “garantir que os turistas cá chegam”, pelo que “vamos dar um novo gás ao fundo de captação de apoio rotas aéreas” que tem serviço igualmente para apoiar o alargamento de operações já existentes.

Porque é preciso trazer turistas, o novo fundo de captação de rotas que está a ser gizado traz consigo uma novidade: a inclusão dos cruzeiros “que partem e chegam a portos nacionais”. Ou seja “vamos trabalhar também na captação de cruzeiros que partam ou que cheguem” a portos portugueses uma vez que também eles trazem turistas de valor acrescentado.