Arcos de Valdevez promove Ciclos Gastronómicos

Os ciclos gastronómicos “Arcos à Mesa” são promovidos pela autarquia de Arcos de Valdevez e realizam-se ao longo de todo o ano.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem vindo a realizar há já alguns anos a iniciativa Arcos à Mesa, através da qual pretende dar destaque à gastronomia e à oferta turística existente no concelho. Estes “Ciclos Gastronómicos” decorrem ao longo do ano e, segundo o município, “são uma mostra da excelente gastronomia e qualidade dos restaurantes”.

Carne cachena com arroz de feijão tarrestre, cabritinho mamão da serra, bacalhau à lavrador, cozido à minhota, arroz pica no chão, são algumas das especialidades características da região promovidas durante estes Ciclos Gastronómicos, a que acrescem o vinho verde da casta vinhão e sobremesas como o Bolo de Discos, os “Charutos dos Arcos” com laranja de Ermelo, e os “Rebuçados dos Arcos”, ex-libris doce do concelho.

Arcos à Mesa sublinha também a autarquia, contribui para a “salvaguarda de uma valiosa herança cultural e gastronómica, deixada pelos nossos antepassados, como também são uma excelente forma de dinamizar o turismo, a restauração e o comércio no Concelho.

A cada um dos Ciclos junta-se um programa de animação que engloba música, uma “Feira de Artesanato e Mercado de Sabores”, a realização de trilhos e visitas guiadas à Porta do Mezio e ao Paço de Giela.

“Através destas iniciativas pretende-se dar a conhecer melhor o concelho” possuidor de “enormes atractivos turísticos” como a aldeia de Sistelo, o Soajo, com a sua Eira comunitária dos espigueiros, o Paço de Giela,  considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais, sublinha o município.

O próximo ciclo terá lugar no fim-de-semana de 27 e 28 de Janeiro e trará à mesa dos comensais o Cozido à Moda dos Arcos.