Associação Aldeias Históricas promove Fórum de Sustentabilidade

O evento, realizado pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, em parceria com a Biosphere Portugal, está marcado para o próximo dia 21 a partir das 09h30, no Auditório do Museu Judaico em Belmonte.

O Fórum de Sustentabilidade no Território das Aldeias Históricas de Portugal que, segundo os organizadores, “pretende ser um espaço onde representantes de todos os sectores de actividade e da sociedade podem conhecer o Plano de Sustentabilidade para o território, integrado no processo de Certificação de Destino Sustentável das Aldeias Históricas de Portugal, pela Biosphere Responsible Tourism”, será também uma acção activa e de diálogo no sentido de articular propostas que visem a melhoria da atractividade do território.

O Fórum vai estar dividido em vários painéis. Após a sessão de abertura em que serão apresentados os objectivos do evento, o primeiro painel vai subordinar-se ao tema “A Certificação Biosphere na cadeia de valor do turismo: partilha de experiências sobre práticas de referência” e nele se incluirá a apresentação de vários casos de sucesso em termos da certificação de destinos, alojamentos e experiências.

“A Sustentabilidade na Indústria do Turismo: os agentes privados AHP: partilha das principais experiências e vantagens das empresas do sector têm identificado na implementação dos projectos Melhor Turismo 2020/Portugal 2020” será o tema do segundo painel em que a Biosphere Portugal irá apresentar o modelo de projecto “Melhor Turismo 2020”. Também aqui haverá lugar à apresentação de vários case studies nas áreas do alojamento, restauração, animação turística e experiência.
O último painel da manhã versará sobre o “Sistema de indicadores em territórios de baixa densidade” e incluirá a apresentação do Projecto “PLowDeR – Framework para Análise do Impacto Económico e Social das Actividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal”.

A primeira sessão da tarde terá como tema “Aldeias Históricas de Portugal -12 Aldeias que são 1 Destino Sustentável”. Será apresentado o Diagnóstico de Sustentabilidade e principais e linhas de intervenção do Plano de Acção para a Sustentabilidade AHP.

Segue-se o Focus Group “Call for action – semear um novo produto turístico AHP”, com a dinamização de três grupos, concretamente sobre as áreas de alojamento, restauração e de animação e experiências turísticas, cujos resultados serão apresentados, antes da sessão de encerramento, num Wrap-up em que se desenharão os próximos passos para a estruturação do novo produto turístico.

A inscrição no Fórum é gratuita e deve ser feita para o email: tatiana.saraiva@aldeiashistoricasdeportugal.com. O programa completo do evento pode ser consultado em: http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/agenda/forum-de-sustentabilidade-no-territorio-ahp/.