Associados da AHP já doaram 800 mil euros através do Programa HOSPES

Estima-se que entre 2013 e 2017, os hotéis associados da AHP já doaram 800 mil euros através do Programa HOSPES – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental.

   

O balanço foi apresentado esta quarta-feira numa cerimónia que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Em cinco anos, a AHP já entregou através deste programa cerca de 48 mil bens e equipamentos, dos quais 21.754 durante 2017, entre eles camas e colchões, mobiliário, roupas de cama e casa de banho, palamenta, equipamentos de cozinha, equipamentos eléctricos e electrónicos, doados a 44 instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo, por 83 unidades hoteleiras suas associadas. O custo de substituição dos  bens e equipamentos doados por novos terá sido aproximadamente de 3,2 milhões de euros.

Refira-se que no final de 2012, no contexto de crise económica, a AHP criou um projecto que consistia na doação de colchões usados de unidades hoteleiras associadas, em bom estado de conservação, mas em vias de substituição, a instituições de acção social (IPSS), através da articulação da AHP. A iniciativa teve uma resposta imediata, tanto a nível de doações de hotéis, como de solicitações por parte das instituições. Cedo deixaram de ser só colchões os materiais doados: mobiliário, equipamentos de cozinha, equipamentos eletrónicos, roupas de cama e wc, palamenta, etc, passaram a fazer parte do rol de donativos.

De acordo com Raul Martins, presidente da AHP, “o ano que passou foi o melhor de sempre para o turismo e para a hotelaria, e é com enorme orgulho que constatamos que também o Programa HOSPES acompanhou esses recordes”, acrescentando que a hotelaria é “uma indústria fundamental para a economia e para o tecido social do nosso país e é com orgulho, empenho e convicção que afirmamos “ser” 100% comprometidos com o crescimento sustentável do turismo e de Portugal”, para concluir que “a AHP quer chegar mais longe e envolver mais associados e hoteleiros no Programa”.