Baixa do Funchal vai ter wifi gratuito

O investimento global está orçado em 75 mil euros, com o Turismo de Portugal a assegurar a maior fatia, 50 mil euros. A candidatura da autarquia do Funchal foi aprovada pelo TP no âmbito da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wifi em Centros Históricos.

De acordo com informações veiculadas pela autarquia do Funchal, o projecto prevê a instalação de redes wifi nos principais pontos da baixa da cidade, nomeadamente na Avenida Arriaga e na Avenida do Mar, junto ao Jardim Municipal e ao Teatro Municipal Baltazar Dias, e ainda junto à Igreja da Sé e a vários espaços comerciais.

Fazer do Funchal uma “cidade mais inteligente” é o objectivo do projecto a que não será alheio o facto de a capital madeirense ter promovido, em Maio deste ano, o primeiro Congresso Internacional sobre Smart Cities, com incidência no Smart Tourism. A propósito, Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal, sublinhou que a autarquia está apostada em investir cada vez mais “nas novas tecnologias de informação e comunicação e na modernização administrativa, como ferramentas determinantes para a melhoria da qualidade de vida e para o futuro da população”.

Refira-se que a instalação de uma rede wifi nos núcleos históricos da cidade foi uma das propostas vencedoras da segunda edição do Orçamento Participativo do Funchal.