Barómetro da OMT: actividade turística mantém crescimento

Os destinos turísticos do mundo receberam 1.127 milhões de turistas internacionais entre Janeiro e Outubro de 2017, um crescimento de 7% comparativamente ao mesmo período do ano anterior, ou mais 70 milhões de chegadas internacionais. O crescimento do turismo internacional nas distintas regiões reflecte a recuperação económica mundial.

De acordo com os dados do Barómetro de Turismo da Organização Mundial do Turismo, a forte procura turística reflectida nos primeiros meses de 2017, incluindo a época alta do Verão, manteve-se até ao mês de Outubro. Os resultados foram impulsionados por um crescimento sustentado em muitos destinos, e pela firme recuperação de outros que tinham sofrido quebras no ano passado.

Os destinos da Europa Meridional e Mediterrânica, o Norte de África e Médio Oriente deram mostras de crescimento, que observou uma rápida recuperação na Turquia, com crescimento a dois dígitos na maior parte dos restantes destinos da região. O Egipto, Tunísia e Palestina recuperaram os declives de anos prévios, enquanto Marrocos, Bahrein, Jordânia, Líbano, Omã e Dubai continuaram a registar um crescimento sustentado.

A Europa (+8%) liderou o crescimento do número de chegadas internacionais nos primeiros 10 meses de 2017, impulsionada pelos resultados da Europa Meridional e Mediterrânica, com um crescimento de 13%. Seguiu-se a Europa Ocidental (+7%), a Europa Setentrional (+6%), e a Europa Central e Oriental, com um crescimento de 4%.

No período em análise o Barómetro do Turismo da OMT destaca “a recuperação com força do turismo emissor do Brasil e Rússia”, após alguns anos em declive, com crescimento de 33% e 27%, respectivamente, face aos primeiros 10 meses de 2016.

“Estes bons resultados, os melhores que vemos em anos, reflectem a procura sustentada por viagens em todo o mundo, em sintonia com uma economia global em melhor estado e o recuperar de destinos que sofreram baixas em anos anteriores”, constatou Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, na segunda Conferência OMT/UNESCO sobre Turismo e Cultura, na semana que passou.