Barómetro da OMT: Turismo mundial vai bater novos recordes em 2017

Pela primeira vez, os meses e Julho e Agosto totalizaram mais de 300 milhões de chegadas internacionais, com vários destinos, particularmente do Mediterrâneo, a apresentarem aumentos a dois dígitos. De Janeiro a Agosto o número de turistas ultrapassou os 900 milhões, num aumento de 7% face ao período homólogo do ano passado.

De acordo com os resultados do Barómetro de Turismo da Organização Mundial de Turismo divulgados esta segunda-feira, o mundo acolheu 901 milhões de turistas internacionais entre Janeiro e Agosto, mais 7% ou mais 56 milhões que no período homólogo de 2016. África, com +9% e Europa com +8%, foram as regiões do mundo que mais cresceram, seguiram-se Ásia e Pacífico com +6%, Médio Oriente com +5% e as Américas com +3%.

Na Europa, as regiões do Sul e do Mediterrâneo destacaram-se com uma subida de 12% no número de turistas internacionais recebidos. Seguiu-se a Europa Ocidental (+7%), o Norte (+6%) e a Europa Central e de Leste (+4%).

No período em análise o Barómetro destaca a “significativa retoma” dos mercados geradores da Rússia, que protagonizou um aumento de 27% em termos homólogos, e do Brasil, que cresceu 35% face ao mesmo período de 2016 no que toca ao número de turistas.

“Com perspectivas optimistas para os restantes meses do ano, 2017 deverá ser o oitavo ano consecutivo de crescimento contínuo e sólido para o turismo internacional”, perspectiva a OMT.