Barómetro do IPDT: Actividade do turismo mantém dinâmica de crescimento

O índice de confiança médio no desempenho do sector do turismo atingiu os 80,8 pontos em Abril de 2016, o valor mais elevado de sempre, de acordo com o Barómetro de Turismo realizado pelo IPDT, análise que já vai na sua 50ª edição.

Os dados revelados esta quinta-feira indicam que mais de 76% dos inquiridos considera que, nos próximos seis meses, a actividade do turismo vai aumentar, enquanto 75% diz que a procura externa vai crescer, e 60% é da opinião que o mesmo vai acontecer em relação ao mercado interno. No que diz respeito ao emprego no turismo, quase 57% acredita que o número vai subir, e o vai-se registar aumento do investimento público. Isto para 51% dos inquiridos.

Por sua vez, o painel acredita que a rentabilidade e o endividamento das empresas, a carga fiscal e o investimento público deverão manter-se, sendo que 27% admite que o investimento público poderá mesmo diminuir.

Por outro lado, 80% dos inquiridos perspectiva ma melhor evolução por parte do mercado externo, tanto ao nível do número de turistas, dormidas e receitas nos próximos seis meses. O mercado interno também deverá crescer em todos os indicadores, embora não de forma tão expressiva, conforme se admite no Barómetro de Turismo do IPDT.

No que diz respeito à perspectiva de evolução dos mercados, os dados revelados indicam que Alemanha (76% das respostas) deverá liderar o crescimento dos mercados internacionais. Bom desempenho deverão ter, igualmente, o Reino Unido (72%), França (70%), Espanha e EUA, enquanto deverão baixar os mercados da Rússia e do Brasil.