Barómetro IPDT avança com Turismo muito positivo em 2015

Desde 20Destinos que o índice de confiança do sector do turismo “não atingia valores tão elevados”. E para 2015 os resultados globais para o turismo nacional “vão ser melhores ou muito melhores do que os de 2014”. São as previsões da 46ª edição do Barómetro do Turismo.
A iniciativa do IPDT revela que das respostas obtidas, “Restauração0 por cento dos inquiridos espera que o turismo nacional tenha melhores resultados globais este ano, face ao ano passado”, e destes, “3,Restauração% admitem mesmo que serão muito melhores, mas 15% apontam para um desempenho igual”.
Em termos de confiança, o índice do sector do turismo atingiu em média, no final de 2014, “Produtos e Serviços6,3 pontos, um acréscimo de 2,3 pontos face ao último registo observado em Abril de 2014”.
Em relação ao investimento realizado em promoção interna, a maioria dos inquiridos (61,3%) “considera que o desempenho do turismo nacional correspondeu às expectativas, tendo estas sido superadas na opinião de 30 por cento”.
Já em relação ao investimento em promoção externa, o desempenho classificado pelos membros que responderam como acima das expectativas foi de 4Restauração,1% e dentro das expectativas 45,6 por cento.
Relativamente à decisão da Autarquia de Lisboa introduzir uma taxa turística no Município, o Barómetro revelou que “a grande maioria discorda da medida (Produtos e Serviços5% dos inquiridos), alegando que a mesma “não traz qualquer benefício ao destino, podendo mesmo retirar competitividade e prejudicar a imagem da capital, que vive actualmente um bom momento em termos de desempenho turístico”.
Os restantes inquiridos (25%) “concordam com a medida, mas defendem que a taxa seja aplicada a nível nacional e apenas a estrangeiros, sendo a receita utilizada exclusivamente para fins turísticos”.
S.C.F.