Beja ganha título de cidade de excelência

O município de Beja vai passar a ostentar a Bandeira de Cidades de Excelência – nível II pelas práticas inovadoras nos eixos de acessibilidade e do turismo.

O galardão é atribuído pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM, no contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência.

Para este reconhecimento contribuíram, os projectos aprovados, em Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Beja (PEDU), nas  Prioridades de Investimento 4.5 (Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de território, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação), no âmbito do Portugal 2020.

A promoção do uso de transportes públicos, não só na cidade, mas também nas freguesias rurais, e a implementação do Petras, projecto de bicicletas de uso partilhado gratuito, que podem ser levantadas em locais como o Castelo, Casa da Cultura e Paços do Concelho, também contribuíram para este reconhecimento.

Destaque igualmente para o plano Rampa, que incluiu medidas como a recuperação do espaço Vista Alegre, a criação de percursos temáticos acessíveis “Caminhos com História” e a eliminação das barreiras arquitectónicas, melhoria de pavimentos, implementação de mobiliário urbano, sinalização informativa e direccional e iluminação pela cidade.