Bensaude Hotels integra projecto UrBan Waste

O Hotel Marina Atlântico, da Bensaude Hotels do Grupo Bensaude, assinou no passado dia 16 um acordo no âmbito do projecto europeu UrBan Waste, que visa a implementação de estratégias urbanas para a gestão de resíduos nas cidades turísticas.

Promover e estruturar um quadro participativo dos stakeholders para a elaboração de políticas na gestão de resíduos, bem como desenvolver estratégias eco inovadoras para a gestão de resíduos urbanos, são dois dos pontos fundamentais que integram as estratégias em que se baseia o projecto.

Segundo refere a Bensaude Hotels na informação divulgada à imprensa, o Projecto UrBan Waste envolve as principais partes interessadas na prevenção e gestão de resíduos, gerando cadeia de valor no sector do turismo. O objectivo é desenvolver uma prevenção de resíduos eco inovadora, bem como estratégias de gestão em cidades com altos índices de turismo, de modo a  reduzir a produção de resíduos urbanos e de melhorar a gestão dos resíduos municipais.

No projecto estão envolvidas 11 cidades-piloto, entre as quais se contam Lisboa e Ponta Delgada, além de Copenhaga, Florença, Santander, Nice, Dubrovnik, Cavala, Siracusa, Nicósia e Tenerife, todas elas envolvidas no Plano de Mobilização e Aprendizagem Mútua para a prevenção e gestão de resíduos nas cidades turísticas.

O projecto irá decorrer até 2019, estando o Hotel Marina Atlântico comprometido com duas medidas fundamentais, nomeadamente, a “substituição de produtos descartáveis em Hotéis” e a “tradução e disseminação das instruções de separação dos resíduos noutras línguas”.

Recorde-se que o Hotel Marina Atlântico é certificado ambientalmente de acordo com a Norma NP EN ISO 14001 e registado no sistema comunitário de Ecogestão e auditoria (EMAS).