Esta foi uma das ideias deixadas na abertura do 1º Fórum de Turismo de Braga pelo vereador de Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa. Realizado na passada sexta-feira, o 1º Fórum VisitBraga analisou temas como o Turismo Cultural e Religioso, Gastronomia e Vinhos, Turismo Científico e de Negócios.
O 1º Fórum VisitBraga, a que teve lugar no Museu D. Diogo de Sousa, pretendeu ser o “pontapé de saída daquilo que achamos que deve ser um sucesso para futuro”, conforme Altino Bessa, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, que desde logo avançou o objectivo de que este pudesse ser “o primeiro de muitos” Fóruns desta natureza.
Braga foi o foco principal do evento que, segundo o vereador do pelouro do Turismo, foi “ao encontro daquilo que tem sido a estratégia do município para este sector de actividade e que tem passado pela “afirmação de Braga enquanto terceira cidade mais importante do país”. Um lugar de pódio que reputa de importante não como tema de disputa mas porque “ser a terceira cidade significa que na mente dos turistas que visitam Portugal nós estaremos em terceiro lugar, logo depois de Lisboa e Porto, em termos de intenção de visita”.
Para figurar no top of mind dos turistas que visitam Portugal, Braga tem vindo a promover-se em diversas feiras no estrangeiro, principalmente em Espanha, com Altino Bessa a deixar um desafio aos privados para que apoiem e integram as iniciativas do município porque “Braga é também uma região” e como tal pode fixar e distribuir turistas pela sua região, à semelhança do que faz o Porto. “Queremos que os nossos operadores participem nas feiras connosco para fazerem negócio. Não compete à Câmara fazer negócio mas queremos levar os nossos operadores para que eles o possam fazer, para que possam vender os seus produtos”, frisou.
Afirmando que nessas sinergias entre o município e os privados se joga a atractividade de Braga, o vereador recordou que em breve o grupo Vila Galé irá abrir um hotel em Braga, com o município a ter já “mais três pedidos para a construção de hotéis” na cidade.
No âmbito da estratégia que visa afirmar a cidade como destino turístico em vários segmentos, o autarca sublinhou ainda a abertura, ainda este mês, do Fórum Braga que “irá proporcionar a possibilidade de trazermos grandes eventos, algo que era impossível acontecer no passado” abrindo portas “a uma grande oportunidade no turismo de negócios” e ao “grande impacto” que este tipo de turismo tem na economia da cidade.
Para que esta afirmação seja concreta, Braga vai reger-se por um Plano Estratégico, apresentado neste 1º Fórum VisitBraga, onde foi também dado a conhecer o novo filme promocional de Braga “pela primeira vez com voz”, para já em português mas em breve também em inglês.
Iniciativa da autarquia e da Associação Comercial de Braga, o 1º Fórum VisitBraga foi o palco escolhido para a apresentação do Plano Estratégico do Município para o sector e foi realizado “aproveitando sinergias com a Feira das Viagens que também pela primeira vez chegou a Braga”, como sublinhou ainda Altino Bessa.