1º Fórum VisitBraga: Braga quer afirmar-se como terceira cidade do país

Esta foi uma das ideias deixadas na abertura do 1º Fórum de Turismo de Braga pelo vereador de Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa. Realizado na passada sexta-feira, o 1º Fórum VisitBraga analisou temas como o Turismo Cultural e Religioso, Gastronomia e Vinhos, Turismo Científico e de Negócios.

O 1º Fórum VisitBraga, a que teve lugar no Museu D. Diogo de Sousa, pretendeu ser o “pontapé de saída daquilo que achamos que deve ser um sucesso para futuro”, conforme Altino Bessa, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, que desde logo avançou o objectivo de que este pudesse ser “o primeiro de muitos” Fóruns desta natureza.

Braga foi o foco principal do evento que, segundo o vereador do pelouro do Turismo, foi “ao encontro daquilo que tem sido a estratégia do município para este sector de actividade e que tem passado pela “afirmação de Braga enquanto terceira cidade mais importante do país”. Um lugar de pódio que reputa de importante não como tema de disputa mas porque “ser a terceira cidade significa que na mente dos turistas que visitam Portugal nós estaremos em terceiro lugar, logo depois de Lisboa e Porto, em termos de intenção de visita”.

Para figurar no top of mind dos turistas que visitam Portugal, Braga tem vindo a promover-se em diversas feiras no estrangeiro, principalmente em Espanha, com Altino Bessa a deixar um desafio aos privados para que apoiem e integram as iniciativas do município porque “Braga é também uma região” e como tal pode fixar e distribuir turistas pela sua região, à semelhança do que faz o Porto. “Queremos que os nossos operadores participem nas feiras connosco para fazerem negócio. Não compete à Câmara fazer negócio mas queremos levar os nossos operadores para que eles o possam fazer, para que possam vender os seus produtos”, frisou.

Afirmando que nessas sinergias entre o município e os privados se joga a atractividade de Braga, o vereador recordou que em breve o grupo Vila Galé irá abrir um hotel em Braga, com o município a ter já “mais três pedidos para a construção de hotéis” na cidade.

No âmbito da estratégia que visa afirmar a cidade como destino turístico em vários segmentos, o autarca sublinhou ainda a abertura, ainda este mês, do Fórum Braga que “irá proporcionar a possibilidade de trazermos grandes eventos, algo que era impossível acontecer no passado” abrindo portas “a uma grande oportunidade no turismo de negócios” e ao “grande impacto” que este tipo de turismo tem na economia da cidade.

Para que esta afirmação seja concreta, Braga vai reger-se por um Plano Estratégico, apresentado neste 1º Fórum VisitBraga, onde foi também dado a conhecer o novo filme promocional de Braga “pela primeira vez com voz”, para já em português mas em breve também em inglês.

Iniciativa da autarquia e da Associação Comercial de Braga, o 1º Fórum VisitBraga foi o palco escolhido para a apresentação do Plano Estratégico do Município para o sector e foi realizado “aproveitando sinergias com a Feira das Viagens que também pela primeira vez chegou a Braga”, como sublinhou ainda Altino Bessa.