Brasil faz estudo para conhecer o perfil do turista brasileiro

Quem é o turista brasileiro que viaja dentro do seu país, que interesses o movem, que destinos procura e porquê, onde fica alojado? O Ministério do Turismo do Brasil quer entender o perfil do viajante brasileiro para obter informações que auxiliem a formulação de políticas públicas de estímulo ao sector de viagens. Para isso, está a ser preparada uma pesquisa, conforme dá conta a ABAV, na sua newsletter.

O estudo vai envolver a realização de inquéritos a moradores de 137 municípios brasileiros, 27 capitais e outras 110 cidades e o objectivo é obter informações sobre as viagens realizadas nos últimos 12 meses e identificar os interessados em participar da pesquisa de Demanda Doméstica a ser iniciada no primeiro trimestre de 2018.

Segundo se lê na newsletter da ABAV, a metodologia que será implementada para este inquérito no próximo ano, com recolha de dados por Painel, “é pioneira no Brasil para o monitoramento da actividade turística”. Com ela, explica a notícia, vai ser possível obter resultados da movimentação dos fluxos de turistas e dos seus gastos entre as diferentes regiões do País.

“Temos um enorme potencial de turismo doméstico e queremos avançar para garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar pelo seu país. Para isso, precisamos entender o comportamento desses turistas: o que desejam, destinos preferidos e actividades mais procuradas”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão, citado na newsletter da ABAV.

Ali se recorda também que em Abril passado, o governo brasileiro lançou o Brasil + Turismo, um pacote de acções para impulsionar o turismo interno, apontando como meta, para 2022, os 100 milhões de turistas internos, número que se compara com os actuais 60 milhões.