Brasil usa as Olimpíadas para promover o turismo a nível mundial

A presidente brasileira afirmou que investir no turismo vai trazer de volta o optimismo dos brasileiros para enfrentar a crise económica. Dilma Roussefs falava no lançamento, em Brasília, do Ano Olímpico para o Turismo, que vai divulgar no exterior, as mais de 300 cidades brasileiras pelas quais passará a tocha olímpica.

“ Tenho certeza de que a actividade turística é uma forma de construir também o optimismo no nosso país, acho que viajar com a família é um momento de optimismo, um momento em que se olha para a frente.”

A Presidenta ressaltou, que o sucesso dos Jogos Olímpicos estará fundamentado na capacidade de organização e de aproveitar as oportunidades que o evento proporcionará para o desenvolvimento económico do país.  “O sucesso dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos será medido também por nossa capacidade de aproveitar as oportunidades que serão abertas ao país como sede dos jogos, e aí entra o turismo”, acrescentou.

Para a presidente, as Olimpíadas no Rio serão uma oportunidade para o Brasil se consolidar como destino turístico externo e interno. “Toda a experiência que tivemos na Copa 2014 nos anima muito, porque 95% dos visitantes internacionais que vieram ao Brasil manifestaram a intenção de voltar, uma inequívoca demonstração de nossa hospitalidade e um bom termómetro das potencialidades turísticas que eventos deste porte tem num país como o Brasil”.

A expectativa do Ministério do Turismo é de que o Brasil receba 2 milhões de turistas durante os Jogos  Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o dobro do número de pessoas que visitaram o país durante a Copa do Mundo, em 2014.

Henrique Alves explicou ainda, que as acções do Ministério do Turismo também vão ser acompanhadas por campanhas de marketing  no exterior para estimular a curiosidade dos turistas estrangeiros. Destaque para a campanha ‘O Verão é Brasil’, na América do Sul e o programa das ‘Ilhas Brasileiras’, a exemplo do que tem as ilhas gregas, para ser divulgado e vendido em pacotes de viagem, para além de outros eventos com filmes e músicas “para que nesta hora todos pensem Olimpíadas é no Brasil, mas turismo também pode ser no Brasil.”

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio em 2016 reunirão cerca de 15 mil atletas de 206 países, mobilizando cerca de 60 mil voluntários. De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 11 milhões de entradas serão vendidas.