BTL 2017: Grande festa do Turismo abre portas esta quarta-feira

A edição de 2017 da Bolsa de Turismo de Lisboa abre portas ao trade às 10h00, mas a inauguração oficial da feira está marcada para as 16h00. Até domingo, os quatro pavilhões da FIL, no Parque das Nações vão ser preenchidos com mais de 600 actividades – apresentações de produtos, empresas -, oferta gastronómica e muita animação.

A cerimónia de inauguração vai contar com as presenças do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral; do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes; da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho; do secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus; do presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Joaquim Almeida Henriques;  do presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos e do presidente da Comissão Organizadora da BTL, Vítor Neto, entre outras entidades oficiais.

Na feira, expositores são 1.200, entre os quais se contam Entidades Regionais de Turismo, agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, transportes, etc. e todos eles vão animar a maior feira com diversas actividades desde sorteios, passatempos, actuações musicais, mostra de produtos, gastronomia, showcooking, provas de vinhos, pacotes de viagens, alojamento e muito mais.

Porque a BTL, entre sexta-feira à noite e domingo, também é um espaço de convívio para as famílias, a organização lançou o Kids Route, um programa especial para as crianças dos 6 aos 12 anos descobrirem Portugal pelos caminhos da feira. Durante o fim-de-semana, várias entidades e empresas vão desafiar a criatividade dos mais novos através de jogos didácticos, interactivos, quizzes, oferta de brindes, pinturas, moldagem de barro entre muitas outras surpresas.

O Pavilhão 4 terá um espaço dedicado à gastronomia. Pela primeira vez um restaurante dos Açores irá dar a conhecer os pratos típicos daquele arquipélago. As regiões de Lisboa, Mealhada, Alentejo e Algarve irão servir também refeições com as suas habituais características. Também os petiscos e doçaria das várias zonas do País estarão representados com as habituais tasquinhas, para os que gostam de apreciar o variado turismo gastronómico nacional.

Em destaque estarão também a Madeira e Viseu que, como destino nacional convidado e cidade nacional convidada, respectivamente, vão apresentar as principais especialidades locais.