BTL: Fátima Vila Maior garante “muito boas ofertas para o público”

Quem visitar a 29ª edição da BTL vai poder aproveitar os melhores descontos e ofertas, seja para escapadelas de fim-de-semana, férias da Páscoa ou de Verão.

Para além das promoções, a BTL surpreende sempre com um vasto programa de actividades de animação, como a apresentação de projectos, provas de vinhos, degustações, concursos, passatempos e actuações musicais.

Em declarações aos jornalistas na apresentação da BTL esta terça-feira, Fátima Vila Maior, directora da BTL estima que a “oferta de propostas de férias para o público deverá aumentar 20 a 30%”, tendo em conta os pedidos dos operadores para disponibilização de mais meios tecnológicos”. Outro indicador importante é o facto do stand da APAVT/Travelport ser o maior stand do sector privado na Feira, com um número cada vez maior de agências de viagens.

Fátima Vila Maior lembrou que há empresas que criam produtos para vender especificamente na BTL por isso prevê “muito boas ofertas para o público”.

A responsável revelou ainda que Turismo Natureza vai ser o tema da BTL 2017. Portugal tornou-se num destino de excelência para a prática do Turismo de Natureza devido ao seu património natural e a BTL 2017 não podia deixar isso em branco. Este ano, a 29ª edição da BTL terá uma zona com painéis ilustrativos da flora e da fauna emblemáticos do habitat nacional, ou seja, vão servir como uma janela de entrada para os parques naturais do nosso país. Também nesse local, vão estar presentes empresas e entidades com serviços e explicações para todos os interessados. Para os mais pequenos, que são os futuros turistas do nosso país, terão a oportunidade de colorir os seus animais favoritos em pequenas peças de gesso.

Vai ser uma BTL muito concentrada na oferta turística nacional, daí este ano não haver um destino internacional convidado. A Feira tem a Madeira como destino nacional convidado e Viseu como a cidade nacional convidada. No entanto, estão confirmadas, para além de todas as entidades regionais de turismo e 30 municípios, a participação de 42 destinos internacionais. Entre os novos destinos, e outros que retomam a sua participação após ausência, contam-se Argentina, Taipé, Zimbabwé, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil).

Por outro lado, a BTL e a Associação Empresarial de Ourém – Fátima (ACISO) reforçaram a colaboração já existente no âmbito do Programa de Hosted Buyers, com o objectivo de potenciar o Turismo nacional e o Turismo Religioso em particular e alavancar quer a 29ª edição da BTL quer o V Workshop Internacional de Turismo Religioso, a realizar-se a 9 e 10 de Março.

Sendo as feiras o palco por excelência das novidades e dos avanços tecnológicos das empresas, a FIL lançou o desafio a um grupo restrito de criativos (arquitectos e designers de interiores com projectos na área da hotelaria e requalificação de alojamento), para a criação de uma área expositiva que sensibilize os players do sector para a excelência dos produtos portugueses, a importância do processo criativo e a contratação de profissionais no tratamento dos interiores dos vários tecidos turísticos existentes e emergentes no mercado português e internacional.