BTL Lab: a nova aposta da Bolsa de Turismo de Lisboa

De 28 de Fevereiro a 4 de Março, a BTL 2018, este ano a comemorar o seu 30º aniversário, vai trazer consigo algumas novidades. Uma delas será a área BTL Lab onde será dado relevo a novos segmentos de mercado, a produtos inovadores e às startups ligadas ao turismo. No fundo, um espaço onde se poderá ficar com uma imagem do que será o turismo e a própria BTL dentro de alguns anos.

Dentro de uma feira que é generalista, que tem vertentes para profissionais e para o grande público, a organização pretende dar enfoque a novos segmentos, a ideias e empresas inovadoras. Em conversa com o Turisver.com, Fátima Vila Maior, directora da BTL, reconheceu que “há novos modelos que estão a ser implementados no turismo aos quais queremos dar alguma notoriedade”. Estão neste caso as startups, as novas tecnologias e os novos modelos de negócio que, na 30ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa vão estar concentradas num novo espaço, localizado no Pav. 2.

Na BTL Lab, espaço dedicado à inovação, sublinha Fátima Vila Maior, a organização pretende “juntar todos os novos formatos que existem na área do turismo”. A nova áera, assume a responsável, será um espaço voltado para o futuro e poderá também “ser um pouco a imagem do que será a BTL daqui a 10 anos”.

O espaço Lab vai contar com três áreas específicas, sendo uma delas a BTL Teck, onde estarão presentes as empresas – “ todas elas empresas inovadoras” e, por via disso, “quase todas de tecnologia que é a área em que melhor se nota a inovação”, sublinha Fátima Vila Maior. Também ali existirão espaços para pequenas apresentações e debates sobre novos formatos de promoção turística e da hotelaria, por exemplo, mas também sobre as novas formas de o cliente eleger hoje um destino ou o transporte. Denominado BTL Talks, neste espaço vários Key Opinion Leaders serão convidados a debater ideias e relatar experiências inovadoras ligadas à sua área de actuação. Por último, haverá uma zona onde vão estar as startups ligadas ao turismo.

Segundo Fátima Vila Maior, o BTL Lab que vai estrear-se este ano, reflecte “uma aposta estratégica da BTL que crescerá em futuras edições.”