Primeiro-ministro foi à BTL elogiar oferta turística nacional

O primeiro-ministro inaugurou esta quarta-feira a BTL – Feira Internacional de Turismo que decorre até domingo na FIL. Inaugurou e certame e percorreu-o num “passeio” de mais de duas horas. No final, elogiou a oferta turística nacional e defendeu que o crescimento turístico tem que ter por base uma “boa parceria entre o sector público e os privados”.

“Temos uma oferta notável de diversificação, de norte a sul, nas regiões autónomas”, disse António Costa no final da visita, sublinhando que “a promoção do turismo passa também pela valorização da cultura nas suas diferentes dimensões, desde o património à gastronomia, à música, aos sítios naturais, à promoção de novas formas de turismo”.

António Costa falou também de investimento e de parcerias entre os sectores público e privado, defendendo que apesar do crescimento exponencial que o turismo português vem vivendo nos últimos anos é necessário continuar a investir. Neste âmbito recordou a nova linha de financiamento assinada nessa tarde entre o Turismo de Portugal e 12 instituições bancárias, sublinhando ainda que o investimento deve ter por base uma “boa parceria entre o sector público e os privados” na qual se afirmou empenhado.

Sobre o papel do Estado deixou claro que passa por contribuir para uma melhor formação e melhores acessibilidades.

O primeiro-ministro começou o seu périplo pela BTL pelo pavilhão 3, concretamente pelo espaço do Brasil que é este ano o destino internacional convidado e percorreu demoradamente todos os pavilhões da feira.