Buracona no Sal completamente renovado

Buracona, uma das principais atracções turísticas da ilha cabo-verdiana do Sal beneficia de grandes melhoramentos permitindo que seja melhor usufruída pelos milhares de turistas que a visitam.

Passou a ter um miradouro, trilhas de acesso em madeira, rampas para cadeirantes e idosos, cercado, espaço para vendas de souvenirs, casa de banho público, zona para banho de chuveiro, vestiário, placas informativas e sinaléticas, jardins e restaurante. Os trabalhos da requalificação dessa infra-estrutura enquadram-se na segunda fase do projecto Odje Azul e já recebeu mais de dois mil turistas, duas semanas após a sua inauguração.

O projecto Odje Azul nasceu do sonho de um jovem da ilha, hoje empresário que queria uma Buracona digna de ser chamada de ponto turístico, com todas as condições para os visitantes.

Para evitar acidentes, o acesso à Buracona, que entre as 11h00 e 12h00, quando os raios de sol incidem na caverna subaquática, de vários metros de profundidade, cria um efeito idílico, o de um olho azul, que faz lembrar o órgão humano, passou a ser controlado por um guia, existindo igualmente nadadores-salvadores para garantir a segurança dos banhistas.

Para ter acesso às maravilhas que Buracona oferece e ainda desfrutar do investimento efectuado no local, um turista paga três euros.

Entretanto, as obras de beneficiação continuam, estando em andamento a construção de um espaço verde. Vai se chamar Jardim das ilhas, uma zona onde estará representada a flora de todo o país, e será criado um espaço de exposição sobre a história e cultura da ilha do Sal, bem como um espaço onde serão exibidos fotografias e vídeos subaquáticos sobre o Odje Azul, e ainda zonas de degustação de bebidas e pratos nacionais, assim como música ao vivo todos os dias.

A próxima etapa do projecto contempla a área contígua de Regona, que será requalificada no mesmo estilo de Buracona, com trilhas de acesso em madeira e miradouro. As obras iniciam já na época do Inverno, estando a inauguração marcada para o Verão de 2017.