Cafés Históricos Europeus reúnem-se em Coimbra

Subordinado ao tema “Os Cafés Históricos como Património Cultural”, do Encontro Internacional de Cafés Históricos Europeus que terá lugar em Coimbra a 20 e 21 de Abril, espera-se a proposta de criação de uma Rede de Cafés Históricos da Europa, bem como de uma Rota Europeia dos Cafés Históricos.

Nos próximos dias 20 e 21 de Abril, a cidade de Coimbra vai acolher o Encontro Internacional de Cafés Históricos Europeus, que terá lugar na Casa da Escrita e no Café Santa Cruz. O evento, que inclui conferências, tertúlias, reuniões de trabalho, visitas guiadas à cidade, sessões de fado e degustações, vai reunir os responsáveis de alguns dos mais belos cafés históricos da Europa.

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, este Encontro Internacional irá debater a importância destes espaços nos circuitos turísticos-culturais e encontrar formas de colaboração e intercâmbio. As diversas iniciativas, a ter lugar durante dois dias, são de participação livre já que são para ter lugar num café e em ambiente de tertúlia.

Nas sessões públicas vão ser abordados temas como “A importância dos Cafés na transformação da esfera pública”, “Os Cafés Históricos e as Redes de Património Cultural” e  “Os Cafés Históricos como Património Turístico”.

Estão confirmadas as participações de entidades oficiais nacionais, representantes da Rotas dos Cafés com História de Portugal, Cafés Históricos de Espanha e diversos cafés europeus, esperando-se que dos trabalhos saia a proposta de criação de uma Rede de Cafés Históricos da Europa, de uma Rota Europeia dos Cafés Históricos a incluir como novo Itinerário Cultural do Conselho da Europa e ainda o estabelecimento do Dia Europeu do Café Histórico.

O evento é uma iniciativa do Café Santa Cruz, em parceria com a Associação dos Cafés com História de Portugal (ACH) e a Associação Europeia dos Cafés Históricos (EHICA), integrando-se na 20.ª Semana Cultural da Universidade Coimbra e no Ano Europeu do Património Cultural.