Câmara de Caminha homenageia Francisco Sampaio

O Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, recentemente aberto ao público, acolhe a exposição ‘Francisco Sampaio – 80 anos’. Trata-se de uma homenagem a um dos grandes impulsionadores do turismo do concelho e de toda a região do Alto Minho.

Francisco Sampaio dedicou a sua vida ao turismo. Tem mais de quatro dezenas de obras publicadas nas áreas da sociologia e do turismo e viu o seu mérito reconhecido cerca de duas dezenas de vezes. Foi ainda presidente da Assembleia Municipal de Caminha e um grande impulsionador do desenvolvimento de produtos turísticos na região do Alto Minho, como por exemplo os Caminhos de Santiago, a Rota do Românico da Ribeira Minho, o artesanato, a gastronomia e vinhos e ainda teve um papel activo na recuperação e remodelação do património, como foi o caso do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

A mostra é composta por 14 painéis que ilustram os 80 anos de vida de Francisco Sampaio: carreira académica e pedagógica; carreira científica e profissional; condecorações; obras publicadas; associativismo; desenvolvimento de produtos turísticos na região do Alto Minho; remodelação do património e ‘momentos da minha vida’.