Campanha “Ponha Portugal no Mapa”: portugueses vão construir imagem de promoção do país

A campanha de turismo interno “Ponha Portugal no Mapa” vai “permitir que sejam os portugueses a construir a nossa imagem de promoção”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, no seu lançamento, esta quarta-feira, no Funchal.

De acordo com a governante, “esta é uma campanha totalmente inovadora, na qual todos os portugueses são convidados a participar, pois somos todos embaixadores do turismo de Portugal”.

Na ocasião, Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal lembrou que no primeiro semestre deste ano o número de portugueses a escolherem Portugal para fazerem férias aumentou 7,6%, mas “apesar de ser um óptimo sinal, temos de ambicionar mais, pois estes resultados podem ser claramente melhorados”, para realçar que o turismo interno “é factor de dinamização das regiões e representa também um papel crucial na redução da sazonalidade turística.”

“Ponha Portugal no Mapa” é o mote para a nova campanha do Turismo de Portugal destinada à promoção do turismo interno. Com o objetivo de incentivar os portugueses à realização de miniférias na época baixa, esta campanha pretende mostrar a diversidade da oferta turística nacional através do ponto de vista dos portugueses, que são convidados a fazer pequenos filmes sobre o que consideram mais interessante visitar em Portugal.

Em linha com as actuais tendências de comunicação, em que o conteúdo gerado pelas pessoas é muito valorizado e tem um elevado capital de influência nos momentos de decisão de compra, a campanha de turismo interno irá, numa primeira fase, envolver e mobilizar os portugueses na produção de pequenos filmes sobre a oferta turística nacional. Nesse sentido, os portugueses serão convidados a filmar Portugal e a construir o primeiro vídeo mapa do país que ficará disponível numa plataforma digital criada para o efeito.

Através de uma app desenvolvida por uma Startup portuguesa (Glymt), serão lançados 16 desafios, ao longo de 16 semanas, que inspirem os portugueses a filmarem Portugal, escolherem o que consideram melhor e que recomendam do nosso país. Estes desafios pretendem mostrar a diversidade da oferta nacional e permitem uma ampla cobertura do território.

Para acederem a estes desafios é necessário instalar no telemóvel a app Glymt, fazer um vídeo de cerca de 5” a 20” sobre cada desafio e posteriormente carregar o vídeo na mesma app. Os vídeos selecionados poderão ser utilizados na comunicação nacional e internacional do país, até ao limite máximo de 400 e terão uma recompensa para o participante de 50 euros por vídeo seleccionado. O primeiro desafio será dedicado ao “Mar”.

“Ponha Portugal no Seu Mapa” será a segunda fase da campanha interna. Nesta fase de divulgação serão utilizados canais de televisão e outros meios, para a exibição de spots de publicitários, produzidos a partir de uma seleção dos vídeos feitos pelos portugueses durante a fase de mobilização.