Captação de eventos é prioridade para sustentabilidade do destino Açores

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores afirmou em Lisboa, que a captação de eventos é uma prioridade para a sustentabilidade do destino Açores, destacando o Congresso de Viagens 2017 da ABTA – Association of British Travel Agents como um “excelente” exemplo da aposta neste segmento.

Marta Guerreiro falava após a assinatura de um acordo entre o Governo dos Açores, a ABTA e a APAVT para a realização da convenção anual da associação britânica que terá lugar no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, entre 9 e 11 de Outubro.

Para a secretária regional, “será uma oportunidade excepcional para promover os Açores junto dos agentes de viagem britânicos, atendendo a que se trata de um dos mercados prioritários para a região”. Já é um dos nove mercados emissores definidos no Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores, tendo registado em 2016 um crescimento do número de hóspedes de 12,26% em relação ao ano anterior, e com margem de progressão, de acordo com a governante.

Marta Guerreiro realçou ainda, na sua intervenção, que esta iniciativa representa que “a captação de fluxos turísticos se estende, cada vez mais, ao longo de todo o ano e mostra como os Açores se podem posicionar no que diz respeito ao segmento do Turismo de Negócios”.

A ABTA é uma associação que contempla a grande maioria dos agentes de viagem ingleses, contando com cerca de 1.200 membros, com mais 5.000 lojas e escritórios, sendo que 90% dos pacotes de férias no Reino Unido são vendidos através dos membros desta associação.

A assinatura teve lugar esta quarta-feira no decorrer de um almoço organizado pela APAVT  e que teve como orador convidado o chairman da ABTA, Noel Josephides, que apresentou as perspectivas e tendências do mercado britânico. Além de Noel Josephides, assinaram o acordo a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, e o presidente e directora-tesoureira da APAVT, respectivamente Pedro Costa Ferreira e Paula Alves, com o testemunho da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.