Carlos Umbelino: Algarve tem que mostrar que está aberto todo o ano

O director-geral do Água Hotels Vale da Lapa Spa & Resort, Carlos Umbelino declarou ao turisver.com que, para a hotelaria melhorar ainda mais a sua performance, “o Algarve tem que mostrar que está aberto o ano inteiro”.

Ao fazer um balanço do ano que agora termina, em relação ao hotel que dirige, Carlos Umbelino referiu que “tivemos um crescimento muito satisfatório, tanto de receita, ocupação e RevPar, bem como maior consumo em outras facilidades, tais como o Spa, restauração e serviços especiais, designadamente o room service”.

Em relação a 2016, o director-geral do Água Hotels Vale da Lapa Spa & Resort, unidade de 5 estrelas localizada no concelho da Lagoa (Algarve), disse que prevê um bom ano, principalmente ao nível do preço médio. “Acreditamos que haja um pequeno crescimento ao nível das taxas de ocupação mas um maior aumento vai ser no preço médio”, adiantou, sem no entanto revelar números, afirmando apenas que a taxa média de ocupação em 2016 atingiu os 76%.

Esse crescimento, acompanhado de uma maior rentabilidade da operação do hotel, deve-se à estratégia adoptada pelo grupo ÁguaHotels para todas as quatro unidades que possui em Portugal, que passa por “gerir de uma forma diferente, apostar na segmentação, gestão da própria marca e negociação com novos operadores”.

A sazonalidade no Algarve é, no entanto, questão que preocupa os hoteleiros. Neste sentido considera que o Algarve tem que mostrar que está aberto o ano inteiro, para acrescentar “o desenvolvimento e aposta nos produtos endógenos na região do Algarve são um factor diferenciador que irão elevar o destino tornando-o mais genuíno e aumentar a procura, não só por ser uma nova tendência mas também pelo seu enquadramento na nova geração de viajantes”.