Cascais apresenta novo sistema de transportes

A Câmara Municipal de Cascais apresenta, dia 6 de Julho pelas 11h00, no Centro de Congressos do Estoril, um novo sistema multimodal de transportes, único em Portugal.

A ideia é criar mais mobilidade sustentável, com ganhos de eficiência tanto para os utilizadores, como para o ambiente. O projecto pretende revolucionar a maneira como se movem os cerca de 210 mil cascalenses, bem como os turistas que visitam o concelho. Para tal, vão ser criados passes com várias modalidades que abrangem tudo, desde transportes públicos, a bicicletas e estacionamento.

No evento, será divulgado o objectivo de aquisição de 1.200 bicicletas inteligentes, que entre outras coisas informam sobre o estado do piso. Cascais tem 20Km de ciclovia que vão ser alargados para 70Km.

Será também abordado o tema da criação de novas carreiras rodoviárias por parte da autarquia. A ideia é de ligar os parques de estacionamento às docas de bicicletas, aos terminais de autocarros e às estações de comboios, bem como ligar o interior ao litoral. Para facilitar a mobilidade dos praticantes de desportos de mar, foi criado o Surf Bus, autocarro que faz toda a linha da Costa, entre Carcavelos e o Guincho, totalmente preparado para receber o equipamento de surf, bodyboard e kite surf, entre outros.

Será ainda lançada uma aplicação móvel que irá informar sobre os horários dos transportes, localização das estações, localização das docas para bicicletas, número de bicicletas disponíveis nas docas, localização de parques de estacionamento, entre outras informações.