Castelo Branco faz parte do Tourism Explorers

O Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco acaba de aderir ao Tourism Explorers, programa que visa apoiar a criação de novas empresas com produtos e serviços inovadores focados no sector do turismo.

Desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups, este é o maior programa nacional de criação e aceleração de novas startups focadas no sector do turismo. Vão ser ao todo 500 pessoas em 12 cidades do país, incluindo Castelo Branco, distribuídas por duas fases: na primeira, a fase de ideação, serão criadas soluções inovadoras que visam responder a desafios específicos do sector do turismo; na segunda, a fase de aceleração, serão desenvolvidos os projectos e podem ser testados e validados os modelos de negócio das equipas.

O programa consiste num conjunto de 5 bootcamps de formação na fase de ideação, ao longo de cinco dias, e 7 bootcamps, um dia por semana, durante sete semanas, na fase de aceleração.

Na parte da ideação do Tourism Explorers os participantes aprendem a identificar um segmento de mercado e a caracterizá-lo. De seguida, encontram os principais desafios que os esperam, como sejam, fazer entrevistas para identificar problemas e definir novas soluções, estimando o seu valor. Por fim, vão desenvolver os modelos de negócio criados.

As candidaturas para participação podem ser apresentadas até ao dia 25 de Junho no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco.