Castelo Rodrigo recebe 7º evento do ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa”

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa”, que leva, durante todo o ano, animação e culturas às 12 Aldeias Históricas de Portugal, apresenta o seu sétimo evento, “A Lenda da Marofa”, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, em que uma lenda de amor proibido inspira dois dias de festa.

É a 31 de Agosto e 1 de Setembro, que Castelo Rodrigo recebe esta festa inspirada numa lenda e no património natural e paisagístico da serra da Marofa, promovendo um programa de animação que inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia. A festa, de entrada gratuita, pretende dar uma oportunidade única de conhecer Castelo Rodrigo numa celebração das suas origens e tradições e em contacto com as suas gentes.

O mote da festa é baseado na lenda que fala do caso de amor entre um cavaleiro cristão e a filha de um rico judeu, que se refugiou em Castelo Rodrigo, de seu nome Ofa, que deu origem ao nome da Serra da Marofa. Com uma elevação de 977m de altitude a serra é um dos cartões-de-visita de Castelo Rodrigo, oferecendo paisagens a perder de vista. Assim, a festa promove um tour fotográfico, na sexta-feira, depois do qual cada fotógrafo seleccionará um conjunto de fotografais que serão impressas e expostas de imediato.

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” termina apenas em Dezembro, seguindo-se a Castelo Rodrigo a Aldeia Histórica de Castelo Mendo, com festa a 14 e 15 de Setembro.